Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Endometriose__________Saiba mais a respeito desta doença.


Endometriose e uma doença benigna que se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido endometrial  (aquele que reveste o útero par dentro)fora do útero, sob a forma de retalhos, nódulos, lesões ou tumores. Afeta 10% das mulheres durante a idade reprodutiva e pode levar a infertilidade. Os locais mais comuns  para se encontrar focos de endometriose são os ovários, as trompas de Falópio, os ligamentos que sustentam o útero, a bexiga e o instes tino grosso.


Não se sabe exatamente a causa da endometriose, mas fatores ambientais, além da dieta alimentar, são considerados os principais suspeitos. Compostos químicos organoclorados, usados na agricultura, são apontados em estudos científicos recentes como fatores importantes para o desenvolvimento da endometriose e outras doenças femininas dependentes de estrogênios como os miomas e uma variedade de tipos de câncer nos órgãos reprodutivos. Outra teoria que tenta explicar a origem da endometriose é a da menstruação retrógrada, que faz com que parte do tecido menstrual retorne para os órgãos reprodutivos como as trompas de falópio e se implante na cavidade abdominal para crescer, em seguida.


O sintoma mais frequente é a dorantes e durante o período menstrual, muito mais forte do que a cólica menstrual normal, além de dor durante a relação sexual e sangramento irregular e intenso. Outros sintomas comuns são fadiga e menstruações, acompanhadas de cólicas intestinais, dor nas costas, diarréias ou constipação intestinal seguida de mal estar. Quando a bexiga é afetada, pode ocorrer dor durante a micção. Algumas mulheres podem não sentir nenhum desses sintomas e a dor não tem, necessariamente, relação com o tamanho ou extensão dos tecidos em crescimento. Pequenos retalhos de tecidos podem produzir prostaglandinas em quantidade suficiente para causar dor intensa.

Existem vários graus ou estágios de desenvolvimento da endometriose, desde os casos mais leves, que não produzem quase sintomas aos mais dolorosos, com processo inflamatório, formação de cistos e cicatrizes. A relação abaixo pode ajudá-la a observar eventual suspeita da doença. Se tiver a experiência de mais de um desses sintomas durante o período menstrual ou de forma crônica procure seu médico para fazer os exames necessários.

Sintomas:

Dor pélvica ou durante a relação sexual
Menstruações abundantes ou ciclos irregulars
Vômito e nauseas
Fadiga
Problemas urinários
Infecções frequentes
Tontura
Dor para defecar
Dor na região lombar
Problemas intestinais (intestino solto, perda de água, diarréia com vestígio de sangue)
Febre baixa

Atualmente, com o surgimento de medicamentos novos, a possibilidade de controlar a endometrose sem necessariamente realizar cirurgia tem sido mais promissora.


Refer : SOGESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário