Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

Dedos proporcionam informações sobre a pré-disposição à osteoartrite


Quanto menor a razão entre o dedo indicador (2D) e o anelar (4D), mais alto o risco de desenvolver osteoartrite grave no joelho com necessidade de substituição total do joelho. Em um estudo publicado na revista científica "Rheumatology", cientistas escrevem que fatores hormonais também podem ter um papel.


De acordo com estudo antropológicos, os homens têm em média uma razão menor entre o comprimento dos dedos 2D:4D do que as mulheres. Os pesquisadores supõem que fatores hormonais possam também ter um papel, o que poderia explicar a diferença bem documentada na prevalência de osteoartrite entre homens e mulheres.

Em seu estudo, Yuanyuan Wang e colegas da Universidade Monash (Austrália) avaliaram fotocópias das mãos de mais de 14.500 indivíduos de meio-idade ou idosos participantes do Melbourne Collaborative Cohort Study. Durante a média de 10,5 anos de acompanhamento, 580 pessoas foram submetidas à substituição do joelho e 499, à substituição de quadril, em função de osteoartrite grave.

Uma razão de 2D:4D menor indicou prevalência mais alta de substituição do joelho, não havendo nenhuma associação significativa com a substituição de quadril. Isso foi demonstrado tanto na mão esquerda como na direita, mesmo que o risco tenha sido mais alto na mão direita.

Os resultados dos estudos podem ser parcialmente explicados por lesões articulares associadas ao alto nível de atividade física nas pessoas com razão menor entre 2D:4D e a maior pré-disposição à osteoartrite grave no joelho. Estudos anteriores demonstraram uma correlação negativa entre a habilidade nos esportes e razão de 2D:4D. No entanto, eles também podem refletir influências hormonais sobre o crescimento de ossos, cartilagem e tecidos moles. De acordo com os pesquisadores, mais investigações são, portanto, necessárias.


Ref: http://www.univadis.com.br/medical-news/Countries/node_309103/Medical-News/d7f906c77bf1fbb1d94cca640f42b2ef?WT.mc_id=UNI_UNL_WED_BR_pt_52

Nenhum comentário:

Postar um comentário