Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

Riqueza e higiene contribuem para o Alzheimer


A doença de Alzheimer emerge mais frequentemente em países ricos e com níveis mais altos de higiene e urbanização. Este é o resultado de uma análise baseada em dados padronizados de idade de 192 países publicado por pesquisadores britânicos na revista científica "Evolution, Medicine and Public Health". Assim, o Alzheimer pode ser uma das doenças a que se aplica a "hipótese da higiene".

Países em que todos têm acesso a água limpa para beber, como o Reino Unido e a França, têm um índice nove por cento mais alto de doença de Alzheimer do que os países em que somente uma a cada duas pessoas tem acesso à água limpa para beber, como o Quênia ou o Camboja.

Nações com índices mais baixos de doenças infecciosas (como a Suíça ou a Islândia) tiveram um índice 12% mais alto de doença de Alzheimer do que países com muitas doenças infecciosas (como a China ou Gana). Países nos quais a maioria da população vive em áreas urbanas, como a Austrália e o Reino Unido, tiveram índices 10% mais altos de Alzheimer do que as nações onde a maioria da população habita áreas rurais, como Bangladesh e o Nepal.

A combinação desses três fatores - apesar do fato de que seus efeitos se sobrepõem - respondeu por quase 43% da variação no diferencial de Alzheimer, de acordo com os pesquisadores.

Em face do nível crescente de higiene em países em desenvolvimento, esses resultados foram muito importantes, disse a líder do estudo, Molly Fox. O aumento da expectativa de vida e a prevalência mais alta associada ao Alzheimer podem muito bem ser "um dos principais desafios de nossos tempos". Hoje, 50% dos pacientes com Alzheimer vivem em países em desenvolvimento. Em 2025, esse número pode chegar a 70%.

Presume-se que - devido ao contato raro com bactérias e microrganismos - o sistema imunológico se desenvolve muito menos e, portanto, torna-se mais suscetível a infecções no cérebro associadas à doença de Alzheimer. Um conhecimento melhor dessas relações é essencial para desenvolver novas estratégias de prevenção, disse Fox.


Ref: http://www.univadis.com.br/medical-news/Riqueza-e-higiene-contribuem-para-o-Alzheimer?WT.mc_id=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário